História
O Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais é uma iniciativa e realização do Santa Cruz Bikers Club (Santa Ciclismo), clube fundado em 19 de junho de 1993 que desenvolve e participa de atividades ciclísticas educacionais e esportivas com mais de 150 sócios em Santa Cruz do Sul e região. A proposta surge com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta e fomentar a cadeia do turismo na região, através da geração de renda com uso dos serviços como hotéis, restaurantes, pousadas, bem como o consumo de produtos da agricultura familiar durante o percurso.
Este perfil vem de encontro com as características da região do Vale do Rio Pardo que é composta de paisagens, gastronomia e culturas diversificadas. A região apresenta paisagens que variam desde planícies, cursos de água formando vales, bem como relevos fortemente inclinados e atingindo, em alguns pontos, altitudes superiories a 600 metros acima do nível do mar. É uma região composta de pequenos empreendimentos rurais, evidenciando o predomínio de atividades ligados a agricultura familiar.
Com a chegada da pandemia em março de 2020, o setor de turismo foi um dos mais afetados, impedindo as pessoas de viajar bem como praticar atividades físicas em academias e quadras esportivas. É nesse momento que o ciclismo surge de forma crescente, sendo uma das atividades mais praticadas, junto com as caminhadas e corridas, pelas pessoas que necessitavam de atividades físicas tanto com objetivos fisiológicos como psicológicos para superar a pandemia de forma saudável e mantendo as relações interpessoais.
Foi ai que o cicloturismo também despontou como uma opção de atividade física com a de conhecer novos lugares uma vez que o cenário do turismo trouxe um novo perfil de viajantes que começaram a procurar roteiros rurais, em um raio de até 250 km, com poucas pessoas e com valores acessíveis. Nesse contexto, viajar de bicicleta despertou o interesse em milhares de pessoas.
Vendo e analisando essa tendência, o Clube Santa Ciclismo reuniu alguns de seus membros adeptos do cicloturismo para pensar e planejar um circuito de cicloturismo na região do Vale do Rio Pardo. Em maio de 2020, as primeiras reuniões foram feitas para o início dos trabalhos para traçar os possíveis percursos bem como buscar os primeiros parceiros para viabilizar o projeto. Houve então a adesão das entidades como Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (ATURVARP), Sicredi Vale do Rio Pardo (SICREDI VRP), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASCS) e Emater/RS-ASCAR assim como as prefeituras dos municípios integrantes do circuito, representadas pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP). Com o andar do processo e a necessidade de agregar novos parceiros, obtivemos a adesão das empresas como a Germani Alimentos e a RGE que, juntamente com os demais parceiros, assinam o projeto.
PARCEIROS
Indústria de alimentos sediada em Santa Cruz do Sul. Germani alimentos vem atuando no mercado desde 1982. Com mais de 80 opções de produtosoferece o que há de melhor em qualidade, aliando modernas técnicas de produção ao carinho das delícias feitas em casa, surpreendendo e conquistando famílias com o sabor inigualável dos seus alimentos.
Fundada em 2009, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul fica localizada na localidade de Linha Santa Cruz e oferta o Curso Técnico em Agricultura e o Ensino Médio para jovens filhos de Agricultores Familiares do Vale do Rio Pardo. Através da Pedagogia da Alternância, os jovens permanecem uma semana na escola, em internato, e uma semana em casa, praticando os aprendizados junto de sua família. O objetivo é formar técnicos capazes de pensar uma agricultura atualizada com as novas demandas de sustentabilidade através da Agroecologia, visando o desenvolvimento das suas comunidades.
A cooperativa de crédito Sicredi VALE DO RIO PARDO tem sua base de atuação nos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Herveiras e Rio Pardo. Com mais de 60 mil associados e 284 colaboradores, mantém 15 pontos de atendimento. Em 21 de setembro de 2022, a Sicredi Vale do Rio Pardo completou 103 anos de história, se consolidando como uma das mais antigas cooperativas do Rio Grande do Sul. Além de produtos e serviços focados em atender as necessidades do associado no âmbito financeiro e econômico, no campo e da cidade, a Sicredi Vale do Rio Pardo igualmente mantém uma forte atuação junto as comunidades onde atua, com projetos e iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e sustentável, a valorização da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.
A ATURVARP , fundada em 1997, é a Instância de Governança Regional na área do turismo. Um de seus principais objetivos é fomentar o turismo regional, através da organização dos municípios e empreendedores associados, além da divulgação dos seus potenciais. Trabalha no incremento da atividade turística, estimulando o espírito de cooperação entre seus associados e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais, culturais, históricos e gastronômicos, com ênfase para a criação e implementação de novas rotas e roteiros, além da conservação dos já existentes e dos empreendimentos individuais já consolidados. Atualmente conta com 13 municípios associados: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol, Herveiras, Sinimbu, Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Pantano Grande e Encruzilhada do Sul.
A Emater/RSASCAR é reconhecida como o serviço oficial de extensão rural do Estado, e fincou no solo gaúcho uma trajetória construída pela tenacidade e dedicação de profissionais que colocaram em ação, ininterruptamente, a melhor e mais atuante das políticas públicas do Governo do Estado. Hoje, a agricultura familiar gaúcha é modelo no país graças ao trabalho desenvolvido pela Emater/RS-ASCAR.
A Instituição atende às demandas diárias de seu público, formado por agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, assentados,um contingente superior a 250 mil famílias de assistidos nos 497 municípios do Rio Grande do Sul.
A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, é uma universidade comunitária localizada no Estado do Rio Grande do Sul, com campus em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Sobradinho, Capão da Canoa e Montenegro.
Ao longo da sua trajetória de 60 anos no ensino superior, já diplomou mais de 42.700 pessoas, em todas as áreas de conhecimento e está entre as instituições que distinguem-se pela forte vocação social, desempenhando um papel proativo, empreendedor, político, econômico, cultural e histórico nas regiões onde atuam.
Historicamente, a UNISC presta relevantes serviços de interesse comunitário, nas dimensões do ensino de graduação e de pós-graduação (presencial e a distância), da pesquisa, da extensão, da prestação de serviços e através dos ambientes de inovação e tecnologia. Isso gera transformações que contribuem para o desenvolvimento local e regional com maior equidade.